O osso escafoide por apresentar naturalmente dificuldades de cicatrização e consolidação devido vascularização pobre, ao mesmo tempo em que é o osso do carpo (mão) que mais é fraturado, pode cursar com um problema denominado pseudoartrose.
Mas o que é pseudoartrose? É o termo utilizado para a não consolidação de um osso após o período que normalmente já deveria ter acontecido. Fazemos o diagnóstico através do exame clínico, dores frequentes e radiografias sem progressão da consolidação óssea.
No escafoide essa pseudoartrose se não tratada cursará com sequelas irreversíveis na mão e punho, uma artrose avançada e precoce. Essa artrose resultará em dores crônicas e perda de mobilidade do punho. É necessário classificar o grau da pseudoartrose do escafoide para definir tratamento. Mas sim, é cirúrgico na totalidade das vezes. Várias técnicas podem ser utilizadas ou necessárias a depender do estágio.
Possibilidades de fixação, enxertos ósseos, enxertos vascularizados e em casos avançados de artrose, técnicas de salvamento como ressecção óssea ou artrodeses (cirurgias de travamento do punho).
Graduação em Medicina
Serviço militar como 2º Tenente Médico
Residência em Ortopedia e Traumatologia
Residência Médica em Cirurgia da Mão e Microcirurgia Reconstrutiva
Curso de Microcirurgia no Instituto Rotary e IOT
Curso "Do básico ao avançado de ultrassom musculoesquelético"
Perito Médico da Justiça Federal e Estadual
Preceptor de Residência em Ortopedia e Traumatologia
Membro do Corpo Clínico